Buscando a Unidade nos Lares


Poderíamos enumerar várias ações a serem praticadas, em se tratando da busca da unidade dentro dos nossos lares. Se começarmos com as que serão citadas na sequência, vejo que chegaremos a um resultado muito satisfatório com relação a essa busca que, como famílias, temos empreendido. Eis o que você pode começar a fazer pela unidade dentro de seu lar.
Desligue a TV
Há tempo para tudo, inclusive para desligarmos a TV. Experimente separar um horário do dia, ou mesmo da noite, em que o aparelho de TV de sua casa seja desligado. Se houver mais um aparelho de TV em sua casa, o ideal é que nesse horário todos sejam desligados. Separe esse tempo para que toda a família converse, fale sobre como foi o dia, como planejam o próximo dia. Enfim, um momento todo especial, no qual sejam reforçados o diálogo e a unidade dentro do seu lar. Confesso que tudo isso é muito difícil, mas dizer que é impossível significa confessarmos o quanto temos sido escravos da TV. E esse rótulo, com certeza, não queremos para nossa família.
Deixe o computador para depois
Não há dúvidas de que o computador, a internet e as demais invenções tecnológicas trouxeram um grande salto positivo para a humanidade. Acontece que muitas famílias têm invertido prioridades, sendo que, em muitos casos, relacionamentos virtuais, baseados em mentiras e jogos perigosos, são muito mais valorizados do que o dia-a-dia saudável em casa, este baseado em relacionamentos concretos com diálogo, amor e valorização daqueles que moram conosco debaixo do mesmo teto. Jamais exclua esse relacionamento concreto e saudável com os seus familiares. Adicione sim esse item a todos os dias de sua vida.
Leve a sua família a orar
Não há dúvidas de que a modernidade é caracterizada pelo “corre-corre”, pela agitação e pelo ritmo frenético de nossas ações do dia-a-dia. Mesmo assim somos ensinados a, em oração, adorar, agradecer e suplicar. Quantas bênçãos e vitórias temos deixado de receber nos momentos em que mais temos sido indisciplinados com respeito a oração. Quando a Palavra nos ensina a orar sem cessar, passamos a refletir o quanto temos investido em nossos momentos de oração. Dentro do seu lar, qual tem sido o tempo de dedicação a essa busca de Deus que deve haver por parte de todas as nossas famílias?
Leia a Bíblia
Voltando ao assunto das agitações do dia-a-dia moderno, como temos pecado ao dar tempo para quase tudo, menos para a leitura e a meditação na Palavra do Senhor. Mais uma vez aqui temos perdido de receber tantas bênçãos, pelo fato de estarmos distantes de ouvirmos a voz de Deus. Como o povo do Senhor do passado, em muitos assuntos temos perecido por falta do conhecimento daquilo que é a vontade de Deus. Famílias que leem e meditam na Palavra são as que crescem na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.
Busque o diálogo
Há lares nos quais apenas o monólogo tem sido praticado. Conheço lares nos quais em cada um deles só há um morador. Nesses casos tudo bem. Passando desse número, em casas onde vivem duas ou mais pessoas, é imprescindível que o diálogo exista. Precisamos nos comunicar com todos os nossos familiares. O diálogo dentro de um lar minimiza os conflitos, aponta soluções, traz crescimento, produz compreensão e respeito mútuos e acaba trazendo um bem tremendo em outras áreas da vida. Famílias com ausência de diálogo, por vezes, acabam falando tudo, menos a linguagem do amor.
Leve sua família para a igreja
Alegre toda a sua casa, dizendo a ela: “Vamos à casa do Senhor”. Muitos lares passaram a perder o seu brilho, no exato momento em que começaram a se afastar da comunhão com a sua igreja. É incalculável o valor de tudo aquilo que ganhamos quando ensinamos a nossa família a sempre estar em comunhão com uma igreja local. Às vezes levamos nossa família para tudo quanto é lugar, shoppings, clubes, parques, casas de amigos ou familiares, viagens de férias, menos para a casa de Deus. Já parou para pensar que o mesmo empenho que temos para levar a nossa família para tantos outros lugares, muitas vezes, ou na maioria das vezes, não é o mesmo para levar toda a família para a igreja?
Invista no lazer
Já dissemos que há tempo para tudo, tomando por base o ensino bíblico. Deve haver também em nossas agendas, pesadas e cheias de compromissos, o espaço para o lazer com os nossos familiares. O princípio do descanso amplamente ensinado na Palavra de Deus nos desafia, em certos momentos, a parar tudo o que estamos fazendo para dar espaço ao lazer e descontração para todos de nossa casa. Precisamos desse refrigério, dessa pausa, pois, como diz a sabedoria popular, “não somos de ferro”. Os parques, as sorveterias, os lagos e tantos outros lugares estão à nossa espera e de nossas famílias para nos alegrarmos pelo simples fato de sermos e termos uma família.
Celebre o perdão
O perdão deve ser uma das grandes marcas dentro de nossos lares. Temos que aprender a perdoar e, quando for o caso, aprender também a pedir perdão. Quantas agressões físicas e verbais em vários lares poderiam ter sido evitadas caso o perdão fosse colocado em prática. Quantas vidas teriam sido poupadas se muita gente tivesse perdoado ou pedido perdão. Famílias que buscam a vitória são aquelas que mesmo com erros e tropeços aprenderam a perdoar e a buscar o perdão. A ausência desse elemento tão importante faz com que muitos de nossos sonhos e planos estejam travados. O perdão dentro de um lar é o agente motivador que às vezes falta para que o crescimento e o progresso voltem a ser uma realidade.
Leve sua família a tomar posição diante de temas conflitantes
Ensine aquilo que é correto para a sua família. Sendo a Palavra de Deus a nossa única regra de fé e prática, é somente à luz dela que vamos tomar posições acertadas. A sociedade tem olhado para nós, famílias cristãs, esperando o que vamos falar com respeito ao divórcio, ao aborto, às drogas, à homossexualidade, à pedofilia e aos demais assuntos polêmicos da atualidade. Nesse sentido a decisão de acertar ou errar cabe a nós. Famílias sérias e compromissadas com Deus jamais ficam “em cima do muro”. Pelo contrário, são estas que corajosamente assumem uma posição que revela o seu compromisso e obediência ao Deus que servem. Para as mesmas “importa antes obedecer a Deus do que aos homens”.
Não copie o jeito de ser de outras famílias
Como família, sejam vocês mesmos. Talvez você ache muito interessante como se porta uma outra família. Porém, não se esqueça que seu lar é único. Com grandes ou pequenas lutas, agradeça ao Senhor pelo lar que você tem. Não dê lugar à inveja. Dê espaço sim ao mover de Deus, o qual pode mudar toda situação contrária que talvez, neste exato momento, esteja afligindo a sua família. O papel que o Senhor deu a você e a toda a sua família é pessoal e intransferível. Vocês, como família, são únicos sobre a face da terra. Com tudo o que hoje tenham ou não tenham, nunca se esqueçam que Deus tem um plano todo especial para vocês.
Consideração final: confesso que essa busca da unidade dentro dos nossos lares não á fácil. O importante é saber que, com a preciosa ajuda do Senhor, podemos chegar a esse alvo. Iniciemos pois essa caminhada.
Escrito por KLEBER GOMES - Pastor da IB Ebenézer, em Campo Grande (MS)   
Fonte: O Jornal Batista